domingo, 21 de abril de 2013

Objetivos da página



O exercício físico, considerado como importante fator da promoção à saúde, é responsável por induzir alterações psicológicas, bem-estar psicossocial, além de influenciar na diminuição do risco do desenvolvimento de diversas doenças. O objetivo do blog é explanar diversos assuntos relacionados à complexidade e a importância bioquímica envolvida em tais processos.
Primeiramente, é importante explicar como ocorre a contração muscular, a estrutura dos músculos, envolvendo os tipos de fibras musculares (lentas/oxidativas e rápidas/brancas), além das células responsáveis pela regeneração e consequente crescimento muscular (células satélites).
Um problema muito comum é o ocorrimento de cãibras musculares, porém muitas pessoas não sabem realmente como ocorre este processo, portanto pretendemos tornar claro como elas funcionam e  as atitudes que podemos tomar para preveni-las.
Outro fator importante é a relação entre a duração do exercício e a biodisponibilidade de glicogênio muscular para a ressíntese de ATP, que diferenciará exercícios aeróbios de anaeróbios, além da relação entre a queda de desempenho e o limiar aeróbico, também diretamente relacionado às concentrações de lactato no organismo de acordo com o tipo e intensidade do exercício. É indispensável, ainda, suscintar o funcionamento das vias da glicogenólise e gliconeogênese.
Para se proteger contra os radicais livres, compostos naturalmente produzidos por nosso metabolismo, o corpo utiliza substâncias oxidantes classificadas em preventivas, varredoras e reparadoras. Esse assunto está relacionado a um grande benefício da regularidade da prática de atividade física: à adaptação corporal ao estresse oxidativo.
O organismo possui respostas hormonais ao exercício, exercendo funções controladoras de apetite, hipoglicemiantes, lipolíticas, atuação no sistema límbico e lobo pré-frontal. Porém, a falta de informação de algumas pessoas, as levam a adotar uma determinada suplementação hormonal, com o uso indevido de hormônios (como os esteroides anabolizantes e hormônios da gravidez, o HCG), o que representa um grande risco para a saúde.
Os hormônios têm seus níveis de produção e secreção alterados durante a atividade física. Ou seja, o exercício é fonte de estímulo para a secreção de determinados hormônios assim como representa fator inibitório para outros. Nesse contexto, será possível explanar os conceitos de retroalimentação positiva e negativa.
O exercício pode ser praticado em todas as fases da vida (infância, adolescência, vida adulta, gestação e terceira idade) e traz diferentes benefícios em cada uma delas. Vale ressaltar também as necessidades nutricionais dos praticantes de atividades físicas, a fim de manter um equilíbrio energético e eletrolítico favorável a cada indivíduo. Nesse âmbito, pretendemos citar os principais suplementos alimentares ( utilizados por atletas e até mesmo por indivíduos que não são profissionais do esporte), suas funções, os benefícios e malefícios e a necessidade de um acompanhamento profissional para a correta inserção destas substancias em uma dieta controlada.
Através do vídeo-blog, pretendemos ajudar a difundir uma modalidade esportiva recém-adotada por atletas no Brasil, o CrossFit, que hoje é o principal programa de treinamento de força usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT) e unidades de operações do exército americano (como os US Marines) e possui praticante de todas as idades. Pretendemos também abordar no videoblog temas mais conhecidos, como a prática de artes marciais, musculação e a difusão dos esportes aquáticos em cidades não litorâneas, além de mencionar os benefícios específicos  trazidos por cada tipo de atividade física.
No período posterior a determinada atividade física, principalmente quando tal atividade é realizada de maneira muito intensa, o metabolismo corporal é acelerado e a queima de gorduras é continuamente efetuada por até 24h. No blog, pretendemos elucidar os processos metabólicos realizados anteriormente, durante e posteriormente a atividade física.
Também é importante explanar a importância do sono para uma efetiva recuperação muscular, na qual relaciona-se o pico de produção do hormônio de crescimento, o GH (do inglês, growth hormone) e a leptina. Neste processo, há um aumento da síntese proteica celular e uma menor utilização de glicose pelas células para produção de energia.
Atualmente a atividade física traz muitos benefícios para indivíduos com deficiências mentais e físicas, ajudando no bem-estar físico, social e cultural. Constataremos o melhoramento de capacidades motoras, respiração e auto-controle.
Concluindo, pretendemos tornar o blog uma fonte de informação simples e acessível, atingindo os mais variados públicos.

                                          Postado por: Post coletivo.