quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cãibras

Postado por: Marina Cavalcante

É comum durante ou após um exercício físico e até mesmo durante o sono sentir as famosas cãibras. Trata-se de uma contração involuntária e intensa de um ou mais músculos do corpo, acompanhada de uma dor súbita, que apesar de acontecer em um curto período de tempo, causa bastante incômodo.


Não existe uma causa exata para o surgimento da cãibra, mas existem teorias que buscam explicá-la, possibilitando medidas de prevenção e alívio no momento de dor.

Uma das teorias explica seu surgimento como resultado de exercícios intensos ou consumo inadequado de carboidratos, que acarretam uma produção de metabólitos tóxicos para o organismo, a amônia e o ácido lático. O que acontece é que nessas condições há uma redução do glicogênio muscular, levando a uma rota alternativa para obtenção de energia: a oxidação das proteínas, em que há uma produção e acúmulo de amônia. O ácido lático, produto do metabolismo de carboidratos durante exercícios anaeróbicos também se acumula e aumenta a acidez do meio. Por serem tóxicos, o acúmulo desses metabólitos prejudica o devido funcionamento das fibras musculares, favorecendo o aparecimento das cãibras.

Outras teorias estão relacionadas com a transpiração e a temperatura corporal durante os exercícios físicos. O suor liberado quando o corpo atinge uma elevada temperatura elimina juntamente com a água importantes eletrólitos que sinalizam ao músculo a necessidade de se movimentar, como o sódio e o potássio. Na falta ou pouca quantidade de água e desses minerais o músculo tem uma tendência a se contrair de forma rápida e involuntária ocasionando as desagradáveis cãibras.

Alimentar-se corretamente incluindo a ingestão de quantidades adequada de carboidratos dependendo das necessidades energéticas de cada indivíduo para diminuir os riscos da massa muscular ser utilizada como fonte de energia é fundamental, além de incluir alimentos ricos em potássio como banana, tomate, batata e abacate. Hidratar-se antes, durante e após o exercício também é essencial, uma boa alternativa são as bebidas isotônicas que repõe o líquido e o sódio perdido. 






Massagear o músculo que esteja sofrendo com as cãibras aliviará a dor, pois estimula o movimento de líquidos e sangue na região. Alongar-se, promover o descanso e respeitar os limites do seu corpo ao exercitar-se também são medidas efetivas para evitar a contração involuntária das cãibras, que gera tanto desconforto.






Referências Bibliográficas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário