quarta-feira, 12 de junho de 2013

Recuperação Muscular e a Importância do Sono

Postado por: Marina Cavalcante        

Para promover a recuperação das fibras musculares, é necessário oferecer ao organismo carboidratos e proteínas. Através de um processo chamado glicogênese a glicose oferecida pelos carboidratos é convertida em glicogênio nos músculos e e no fígado. O glicogênio muscular é o combustível primário durante atividades prolongadas e de intensidade moderada e alta. Por esse motivo, é fundamental a ingestão de alimentos que sejam fontes de carboidratos após as atividades, pois restauram os níveis de glicogênio muscular, esgotados durante o exercício e fontes de proteínas, para elevar a síntese proteica. Além disso, também é muito importante uma reposição hidroeletrolítica adequada, para prevenir a desidratação. 
  

A alimentação não é o único fator a ser levado em conta para uma efetiva recuperação muscular, pois uma boa noite de sono também é fundamental. É durante ele que os hormônios como a leptina e o GH (hormônio do crescimento) são liberados de maneira mais controlada e o relaxamento muscular atinge seu pico máximo. A leptina é responsável por controlar a sensação de saciedade, assim, ao acordar a pessoa não tem a necessidade de ingerir grandes quantidades de carboidratos e o GH promove a síntese proteica e obtenção de energia a partir da gordura, poupando a glicose e auxiliando no vigor físico, prevenindo a osteoporose e a flacidez. Outros hormônios liberados durante o sono são o cortisol e a insulina. Reduzindo as horas de sono, a produção de insulina também é reduzida, e a de cortisol aumenta, o que eleva as taxas de glicose no sangue, possibilitando o desenvolvimento da diabetes. 

Entre outros benefícios do sono estão incluídos neutralização de radicais livres, consolidação da memória, imunidade é reforçada, radicais livres são neutralizados e a a coordenação motora, capacidade de planejar e executar tarefas e as células são renovadas.

Dessa maneira, dormindo a quantidade recomendada de 8 horas por noite com um sono de boa qualidade e tendo uma alimentação adequada às suas necessidades, haverá uma efetiva recuperação muscular e assim, melhor rendimento e produtividade ao realizar o exercício. 




Referências Bibliográficas:

http://web.taktos.com.br/new/index.php?option=com_content&view=article&id=85:recuperacao-muscular-no-pos-treino&catid=45:nutricao&Itemid=78

http://sonhandofitness.com.br/fittalk/a-importancia-do-descanso-e-do-sono-para-o-corpo/

http://www.brasilescola.com/saude/importancia-sono.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário