domingo, 14 de julho de 2013

Aminoácidos e o exercício físico (Parte 2)


Postado por: Matheus Rômulo e Thales Alexandre

Sabe-se que alguns aminoácidos em especifico são bastantes utilizados por atletas e praticantes de atividades físicas em geral, esse aumento do uso desses aminoácidos é devido aos grandes benefícios promovidos por estes aminoácidos.

BCAA's:

Um dos suplementos de aminoácidos mais usado são os BCAA's, que são aminoácidos de cadeia ramificada, que compreendem em 3 aminoácidos essenciais (não produzidos pelo organismo, como explicado na postagem anterior) , são eles a leucina,  isoleucina e a valina, obtidas principalmente em fontes proteicas de origem animal.


Benéficios dos BCAA's:

Muitos estudos em relação a suplementação de BCAA's mostram que o uso pode ser bastante efetivo na  promoção do anabolismo proteico muscular e na diminuição das lesões musculares que ocorrem geralmente depois de um exercício físico intenso.  A leucina induz a estimulação da adição de um grupo fosfato (fosforilação) de proteínas, estimulando a síntese proteica, contribuindo assim para o melhoramento da condição física do praticante de atividade física ou atleta.

Glutamina:

Bastante abundante no corpo humano e encontrado em grande quantidade no tecido muscular. A glutamina é classificada como um aminoácido condicionalmente essencial, que pode ser sintetizada pelo organismo, porém algumas patologias podem inibir a produção deste aminoácido.


Principais benefícios:

- regulação da síntese protéica;
- inibir catabolismo muscular;
- estocagem de glicogênio após o exercício;
- tamponamento do pH sanguíneo;
- participação da função imune e de células intestinais.

Em exercícios de esforço físico intensos, a concentração da glutamina pode diminuir até em 50%,  o que leva a um quadro de deficiência, necessitando assim de uma suplementação adequada desse aminoácido.  A glutamina está relacionada à regulação metabólica feita pelo estado da hidratação celular, feita pela entrada de aminoácido nas células, que serve como um estímulo para produção ou não produção da degradação da proteína e do glicogênio, o que ajuda na melhor hipertrofia muscular.  Lembrando que exercício muito intensos estão ligados à depressão imune, onde a glutamina é produzida e liberada pelas fibras musculares que serão utilizadas pelos linfócitos (células de defesa).

L-Carnitina:


A L-Carnitina é sintetizada naturalmente pelo corpo humano através da através da Lisina, da Metionina, das Vitamina C, B3 e B6, bem como do Ferro.  É também encontrada em alimentos  como carnes vermelhas, peixe, leite e derivados. A síntese natural somada à ingestão proveniente de alimentos é considerada suficiente para a maioria das pessoas e, embora existam atletas que buscam a suplementação desse aminoácido, não há estudos que comprovem aumentos nos benefícios para aqueles que o fazem. Os principal papeis desse aminoácido são  garantir a transferência de ácidos graxos para a mitocôndria, onde eles sofrerão oxidação, regeneração da coenzima A, o que justifica seu envolvimento no metabolismo energético, e garantir  eliminação de substâncias xenobiótoicas (compostos químicos estranhos ao organismo).

Principais Benefícios:


Manter os níveis de L-carnitina dentro do normal trás benefícios que incluem maior facilidade na perda de gordura e no ganho de massa muscular, maior densidade óssea, maior proteção contra danos cardíacos e renais, além de auxiliar em tratamentos como infertilidade masculina e diabetes tipo II.

L-Arginina


A arginina está intimamente ligada ao óxido nítrico (NO2) no que se refere a exercícios físicos. Sabe-se que a segunda substância possui capacidade vasodilatadora e que tem um papel importante no suprimento de oxigênio às células musculares durante o exercício, sendo capaz de aumentar seu aporte de nutrientes e eficiência da oxigenação muscular, resultando em diminuição do oxigênio necessário e consequentemente aumentando a performance do praticante de exercícios. Há outros estudos que ligam a ingestão de arginina com o aumento da secreção de hormônio do crescimento (GH), pois ele suprime a produção endógena de somatostina, um hormônio inibidor do GH.

Suplementação com L-Arginina

Estudos feitos utilizando uma única dose de 6 gramas de arginina mostraram sua eficácia. Existem diversas formas de se obter a L-Arginina e portanto as doses recomendadas para obter seus efeitos variam de 2-3 gramas (arginina ethyl-ester) a 3-5 gramas (L-Arginina ou Arginina-cetoglutarado) de 60-90 minutos antes de praticar exercícios físicos. Há atletas que vêem benefícios na ingestão de arginina logo de manhã, além da dose pré-treino habitual, com a intenção de aumentar a vasodilatação, secreção de GH e distribuição de oxigênio logo no início do dia. Há pesquisas envolvendo uma outra substância chamda citrulina, cuja ingestão na forma de citrulina malato seria capaz de causar uma síntese de arginina maior do que a própria ingestão da substância, partindo da premissa de que a citrulina é sintetizada em arginina no fígado.



Referências:
http://www.ajinomoto.com.br/enciclopedia/sports.html
http://www.rgnutri.com.br/sp/suplementos/glutamina.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário