segunda-feira, 15 de julho de 2013

Benefícios dos exercícios físicos no tratamento do Mal de Alzheimer


Postado por: Matheus Rômulo

Quanto mais a população mundial cresce, o numero de idosos aumenta gradualmente. Algumas doenças degenerativas estão aumentando significamente nas ultimas décadas, uma delas é a doença de Alzheimer ou Mal de Alzheimer,  maior causadora de demência na população idosa, perda de memória, confusão mental e agressividade. Atualmente sem cura,  a doença vem sendo bastante estudada por vários médicos e cientistas, sem uma cura definitiva é preciso recorrer à algumas medidas que possa amenizar essa patologia, e uma delas é o exercício físico.

Áreas afetadas no cérebro pela doença:
 Ficheiro:Cerebro corte frontal Alzheimer.jpg

Sabe-se que o envelhecimento é um processo extremamente natural do organismo, esse processo traz várias mudanças corporais, desde a diminuição de alguns sentidos, perda de flexibilidade e diminuição das habilidades motoras. Patologias relacionadas ao envelhecimento tem sido tratadas com mais frequência na medicina mundial, muitas pesquisas esclarecem que a prática de atividades físicas durante todas as fases da vida ajuda a prevenir inúmeras doenças e problemas de saúde. 

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaXSCKyyUCUrX-SWieG-q8ghbiEJ9AJ-CuzoiiJstk_F7rWM6wDv-FrlhQn6-G3fL59ELp5cRehrBlbKHZdDx8XL0yKHa8g3OFzekU23QB4KIZomiX8689-qyyzHrv4Epbg3-oSbXrs87P/s1600/Exerc%C3%ADcios-reduzem-risco-de-Alzheimer-em-pessoas-com-predisposi%C3%A7%C3%A3o_470x280.jpg

Estudos comprovam que pessoas com cerca de 50 anos que fazem exercícios físicos regularmente podem diminuir mais que pela metade o risco de adquirir o Mal de Alzheimer, mesmo em pessoas que geneticamente tem a predisposição de desenvolver tal patologia.  Os mesmo estudos comprovam também que os indivíduos que desenvolveram a doença faziam muito menos atividades físicas durante sua fase adulta, o que resultou no desenvolvimento da doença de Alzheimer e outros problemas.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh39mfAfr_sTyPssPP8-Q_e0OrSnUOxU0xDBL1HXgF74LkTBQ_jiwcbVRX59w_UEq04AXndO0LI91-DSCg7JoBLqihnwa4si-F-lAYasPUzuHYuv8qk0tMF4gfdZj8ZkTR8dSJxugFHij_m/s1600/alzheimer.jpg
Alguns Benefícios do exercício físico na prevenção do Alzheimer:

- Poder de manter pequenos vasos sanguíneos do cérebro saudáveis
- Proteção contra hipertensão e diabetes
- Redução da proteína amiloide (proteína se acumula no cérebro dos pacientes com Alzheimer)




Referências:
CAROMANO, F. A.; IDE, M. R.; KERBAUY, R. R. Manutenção na prática de exercícios por idosos. Rev Dep Psicol UFF, Niterói, v. 18, n. 2, p. 177-192, 2006.
http://www.alzheimermed.com.br/perguntas-e-respostas/qual-e-a-importancia-da-atividade-fisica-no-tratamento
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57019&op=all

Nenhum comentário:

Postar um comentário