quinta-feira, 4 de julho de 2013

Restrição de Carboidratos e Exercício Físico

Postado por: Marina Cavalcante

Os carboidratos são importantes para os metabolismos anaeróbios e aeróbios e para a recuperação muscular como foi explanado anteriormente em outros posts. Além disso, também são essenciais como substratos energéticos para os exercícios, sendo explicado a seguir o que acontece durante a restrição prolongada de carboidratos no exercício físico.

Na ausência de carboidrato, o organismo utiliza proteínas teciduais para restabelecer seus estoques de glicogênio e fornecer energia aos tecidos. Como o organismo não tem a capacidade de estocar proteínas (o excesso é eliminado através da uréia), a utilização das proteínas para o fornecimento de energia pode promover alterações estruturais e funcionais no organismo.

Além dessa  inapropriada mobilização de proteínas, a mobilização de gorduras diminui, acentuando ainda mais a degradação proteica. É necessário o mínimo de carboidrato para que haja o estímulo à degradação de gordura, a lipólise, no interior da célula muscular.

A glicose é percussora de acetil-coA como de oxalacetato a partir do piruvato. Porém, na ausência de glicose, os lipídeos são os fornecedores de acetil-coA, mas, se não houver oxalacetato nas mesmas proporções, não ocorre a condensação de ambos e consequente formação de citrato para o funcionamento do ciclo de Krebs. A diminuição da concentração de citrato reduz a atividade do ciclo de Krebs, que por sua vez é o maior responsável pela geração de ATPs no processo oxidativo. Por outro lado, a única maneira do organismo manter as concentrações adequadas de oxalacetato é quebrando proteínas, porque alguns aminoácidos também são percussores de oxalacetato.

Contudo, a demanda de aminoácidos não se equivale à de glicose na formação de oxalacetato e este se mantem diminuído, o que acarreta em um menor aproveitamento do acetil-coA proveniente dos lipídeos, provocando a desaceleração da lipólise e o desvio do acetil-coA em excesso para a formação de corpos cetônicos. Um aumento da circulação de corpos cetônicos implica em maior toxicidade pelo aumento da acidose sanguínea, diminuindo o desempenho do indivíduo ao realizar o exercício e em alguns casos podendo até causar desmaios e danos neurológicos.


Referências Bibliográficas: 

TIRAPEGUI, Julio. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2006.

http://maisestiloquedinheiro.blogspot.com.br/2012/03/segunda-de-saude_19.html

http://dietaslowcarbunb.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário