sábado, 13 de julho de 2013

O que é CrossFit?

Postado por: Letícia Carluccio
 
Há uma crescente revolução feita por pessoas que estão preocupadas principalmente com seu nível real de condicionamento físico e não com sua forma estética.
 
O Crossfit é um termo criado pelo técnico Greg Glassman, que define o sistema de treinamento criado por ele, que tem como objetivo deixar os atletas preparados para qualquer tipo de situação.



Consiste no principal programa de treinamento de força e condicionamento físico que é  usado em academias de polícia, grupos de operações táticas (como por exemplo SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como o US Marines) e vários de atletas de elite e profissionais pelo mundo.

 
 

O CrossFit é baseado principalmente no conceito de trabalhar as 10 capacidades ou aptidões físicas conhecidas pela sociedade mundial de fisiologistas do exercício. São elas:
  • resistência muscular,
  • resistência cardiorrespiratória
  • força 
  • flexibilidade 
  • potência
  • velocidade 
  • coordenação 
  • agilidade
  • equilíbrio  
  • precisão.  


 
 

Outro conceito é e união das três vias metabólicas que nos propicia energia para a realização de qualquer tipo de ação física. 



A primeira  é responsável pelas atividades de altas potências, com duração de aproximadamente 10 segundos. A segunda será utilizada em atividades de potência moderada, que duram poucos minutos. A terceira via é responsável por mobilizar energia principalmente da gordura estocada em no corpo e permite executar atividades de baixa potência, de média e longa duração.

O CrossFit mistura movimentos de ginástica (com o peso do próprio corpo), levantamentos de peso (levantamentos olímpicos, powerlifting e Kettlebells), e aeróbicos (como corrida, remo e pular corda) com o objetivo de deixar o atleta “pronto para tudo”.

 

 
As aulas são realizadas em academias afiliadas, que tem uma estrutura bem diferente das academias comuns. O espaço é um galpão com um piso de borracha e com bastante espaço para a realização dos exercícios (WODs)

 
Os WODs (abreviação de “Workout Of Day” ou Treino do Dia) são aulas feitas em grupos com exercícios pré-definidos que serão realizadas contra o relógio (o mais rápido que o atleta conseguir terminar a série pré definida, ou então quantas vezes conseguir fazer a série dentro de um determinado espaço de tempo, o chamado AMRAP (“As Many Reps As Possible”).


Workout Of Day 

Este fator provoca um forte espírito competitivo, de medir os próprios limites e comparar os resultados finais com os outros ao seu redor. Um dos diferenciais do Crossfit se deve a esse apelo competitivo, estimulando as pessoas a testarem seus limites dia após dia.
 

Veja aqui um vídeo sobre este assunto, realizado na BsB CrossFit, uma das boxes de CrossFit em Brasília certificada e credenciada pela CrossFit Inc. dos EUA: http://www.youtube.com/watch?v=0bevId5nJBw&feature=youtu.be
 
Referências Bibliográficas:
http://www.forte.jor.br/2011/02/24/bope-pmerj-ira-adotar-camuflagem-semelhante-ao-usmc/
http://blogs.militarytimes.com/battle-rattle/2012/07/26/female-marine-competes-in-2012-crossfit-competition/
http://www.thehybridathlete.com/crossfit-how-do-you-start/
http://www.crossfitgables.net/
http://joustfitness.com/ann-arbor-crossfit-300-wod/
http://bsbcrossfit.com/
http://www.crossfitbrasil.com.br/blog/o-que-e-crossfit/

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário