sábado, 13 de julho de 2013

Entrevista: Gravidez e Exercício Físico

Postado por: Letícia Carluccio
 
Olá pessoal!
 
Como sabemos, o período gestacional provoca muitas mudanças no corpo da mulher, mas não é um impedimento para a prática de atividades físicas. Neste post, elaborei uma entrevista na qual vocês irão conhecer a Diva Osório, que atualmente esta na 35ª semana de gravidez e é adepta do CrossFit!
 
Nome: Diva Osório
Idade: 37 anos
Altura: 1,68
Peso: 60kg (antes da gravidez)
 
Há quanto tempo você pratica o CrossFit?
3 anos
 
 
Durante a sua primeira gestação você praticou alguma atividade física? Se sim, conte-nos como essa prática influenciou e beneficiou a sua gestação, na sua recuperação pós-parto e na saúde do bebê.
Sim. Praticava atividade física na primeira gravidez, mas não CrossFit, fazia mais exercício funcional, caminhadas, etc. Acredito que beneficiou minha gestação e também a formação do meu bebê, assim como a recuperação pós-parto. Mas mesmo com a prática de atividades ainda sentia muitas dores nas costas e desconforto. Hoje em dia, praticando CrossFit na minha segunda gravidez desde o início, percebo ainda benefícios muito superiores porque me sinto ainda mais bem disposta do que na minha primeira gravidez e também não sinto dor alguma na lombar ou qualquer tipo de dor. Pela minha experiência, a prática de CrossFit (exercício funcional em alta intensidade, utilizando LPO), está sendo ainda mais benéfico na gestação do que a prática de atividade física como fiz na primeira gestação.
 
Além do CrossFit atualmente você pratica alguma outra atividade física?
Não.



 


Após receber a notícia de sua segunda gravidez, quais cuidados você tomou para que pudesse continuar a praticar o CrossFit? 
Continuei treinando normalmente no início, desde a primeira semana de gravidez. No primeiro trimestre, fazia todos os exercícios como antes, somente baixei um pouco a intensidade, tirando pausas ocasionais para beber água. Mas mesmo assim, era intenso.
 
Quais foram as principais recomendações?
Tentar evitar a falta de oxigênio para prevenir que o feto não tenha deficiência do mesmo. Fazia isso baixando a intensidade do treino por meio de intervalos esporádicos e sempre bebendo água. No segundo trimestre, comecei a substituir alguns exercícios, como ao invés do pulo na caixa fazia step up, abaixei as cargas utilizadas no LPO, e no terceiro trimestre adaptamos mais ainda os exercícios.

 


 
O paradoxo de que mulheres gestantes devem praticar somente atividades físicas de baixa intensidade, como a hidroginástica e caminhadas leves, é muito comum. Qual é a sua opinião sobre isso?
Acredito que isso é um conceito totalmente ultrapassado. Nos EUA, já acreditam que a prática continuada que atividade física, mesmo que seja de média e alta intensidade, desde o início da gestação, é altamente recomendada. Fiz o pré-natal do meu primeiro filho todo nos EUA e os médicos desde o início me recomendaram continuar fazendo qualquer atividade que já fazia antes. Acredito que hidroginástica e caminhada leve pode ser bom somente no caso da pessoa ser sedentária antes da gravidez ou ter conhecimento de gravidez de risco desde o início.
 


Atualmente, às 35 semanas de gravidez, como é a sua disposição para realizar tarefas cotidianas? Você costuma sentir muitas dores na coluna e inchaço nas pernas e pés? Houve o aparecimento de varizes ou de algum outro problema circulatório?
Estou grávida há 35 semanas e 4 dias. Não sinto nenhum tipo de dor. Faço todas as atividades que fazia antes normalmente, sem mudar nada: supermercado, levar e buscar meu filho na escola, trabalho normalmente, treino normalmente....Não tenho dor na coluna, nem nenhum tipo de dor. Tive na primeira gestação mas não na segunda. Não tenho nenhum tipo de inchaço nem nas pernas nem nos pés. Nenhum problema circulatório, nenhuma varize. A minha pressão nunca está acima de 10 por 6.


 

É comum às mulheres grávidas a ocorrência da respiração ofegante, principalmente após a realização de pequenos esforços. Esse sintoma é comum a você?
Não. Às vezes sinto a respiração ofegante mas se estou subindo muitas escadas ou uma ladeira, o que acontecia mesmo antes e acontece com qualquer pessoa, mas rapidamente minha respiração volta ao normal, assim como antes.
 


Qual é a frequência de seus treinos atualmente?
Treino pelo menos 3-4 vezes na semana.
 
Até qual semana da gravidez você pretende continuar realizando os treinos?
Até a última semana. Até o fim. 

Comumente a gravidez pode proporcionar uma queda de autoconfiança, e um aumento da insatisfação com o corpo e a aparência. De acordo com a experiência que você esta vivendo, qual e a sua opinião sobre a relação do exercício físico com o fator psicológico das mulheres gestantes? Acredito que o exercício físico pode melhorar a autoestima durante a gravidez, mas mesmo assim é difícil aceitar as mudanças pelas quais nosso corpo passa!

 


Antes, durante ou depois da prática de atividade física você realiza algum controle de sua glicemia sanguínea?
Na minha primeira gestação, mesmo com a prática de atividade física, minha glicose estava muito mais alta, beirando diabetes gestacional. Na segunda gestação (atual), a minha alimentação provavelmente inclui mais doces e carboidratos do que antes, e mesmo assim minha glicose está muito mais controlada e muito longe de demonstrar qualquer tipo de elevação. 

Quais cuidados você toma para manter a hidratação de seu corpo?
Bebo muita água durante o dia e sempre no treino.

E após a gravidez, você também pretende continuar a prática de atividade física?
Claro! Assim que estiver bem e liberada, retornarei a atividade física.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário