sábado, 13 de julho de 2013

Exercício Físicio e Envelhecimento - parte 1

Postado por: Marina Cavalcante

O processo de envelhecimento, natural a todos os seres humanos, acarreta em alterações nas diversas funções do organismo ao longo tempo, como principalmente a perda da força muscular, a diminuição da densidade óssea, o aumento da gordura corporal, a diminuição hormonal, a redução do débito cardíaco, a diminuição da função vital dos pulmões, a elevação da pressão arterial, entre outras.

Durante o exercício físico, o corpo humano sofre adaptações cardiovasculares e respiratórias, que por meio de processos fisiológicos e metabólicos, atendem as demandas exigidas pelos músculos em atividade. Com a repetição dessas adaptações durante toda a vida, o organismo minimiza os efeitos naturais do processo do envelhecimento e pode evitar doenças e problemas de saúde, além de aumentar a força muscular e diminuir a taxa de gordura corporal, que tende a aumentar com o envelhecimento, pois esse aumento ocorre na mesma época em que o volume de massa muscular e óssea começa a diminuir, gerando uma queda na taxa metabólica e uma predisposição ao aumento de gordura corporal.


Os exercícios resistidos ajudam na manutenção da massa muscular e na densidade óssea, fortalecendo músculos e ossos. Os exercícios aeróbios fortalecem corações e pulmões, e por meio do metabolismo oxidativo, auxiliam na perda de gordura corporal. Além disso, ao praticar exercícios físicos regularmente os idosos tendem a diminuir seus níveis de triglicerídeos, reduzir pressão arterial, aumentar colesterol HDL e aumentar à sensibilidade das células à insulina.

Modificações no sistema musculoesquelético tornam-se evidentes no envelhecimento, como a diminuição da força, causada pela diminuição no comprimento, elasticidade e número de fibras musculares, diminuição da quantidade de colágeno nos tendões e ligamentos, causando diminuição da elasticidade e capacidade de resistir às forças de tensão, aumento do colágeno muscular, causando diminuição da flexibilidade, perda de massa óssea, diminuição da síntese de proteínas funcionais e conteúdo de condrócitos, que são células da cartilagem.

 Essas modificações naturais que acontecem com o envelhecimento podem resultar em condições como a sarcopenia e doenças como osteoporose, e podem ser prevenidas, amenizadas ou até mesmo revertidas com os exercícios físicos, sendo essa relação aprofundada nos próximos posts.



Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário