domingo, 14 de julho de 2013

Aminoácidos e o exercício físico (Parte 1)

Postado por: Matheus Rômulo e Thales Alexandre

É notável que há algum tempo o uso dos aminoácidos já era bastante usado por atletas profissionais, porém atualmente esse uso está ganhando muito prestígio entre todos os tipos de praticantes de atividades físicas.
Bioquimicamente,  um aminoácido é uma molécula orgânica formada por um grupo amina e um grupo carboxila e uma cadeia lateral que é especifica em cada um dos aminoácidos. Existem três classificações nutricionais para os aminoácidos, aminoácidos não essenciais (que podem ser sintetizados pelo organismo), aminoácidos essenciais (não podem ser produzidos pelo organismo, tendo como fonte a alimentação) e finalmente aminoácidos condicionalmente essenciais (onde algumas patologias impedem a síntese de aminoácidos específicos, tendo que ser obtido através da ingestão de alimentos vegetais e animais).

Aminoácidos e os benefícios nos exercícios físicos.

Durante o exercício físico (curto ou prolongado) o consumo de aminoácidos pelos músculos aumenta proporcionalmente pela duração e intensidade do esforço físico realizado no exercício. No inicio do exercício físico, predomina as fontes energéticas primárias ATP E CP, de acordo com a continuação do exercício, as concentrações de ADP aumentam, estimulando a ação da enzima fosfotrutoquinase, elevando a dissolução do glicogênio muscular. Com isso a degradação dos carboidratos passa a ser usado como maior fonte energética, gerando dois ou três mais moles de ATP, quando utiliza a glicose circulante (glicose no sangue) ou glicogênio muscular, que degradará até piruvato. Nas atividades de longa duração a promoção da maior utilização dos ácidos graxos livres (AGL) respondem pelo maior aporte energético, essa atividade física utiliza a via aeróbica como principal fonte energética.

Já nas atividades de curta duração e elevada intensidade têm alterações metabólicas diferentes que as de longa duração, tendo a degradação do glicogênio muscular como a mais predominante fonte energética.  A via anaeróbia é a via preferencial que fornece energia para acatar a demanda da célula muscular, devido a sua rapidez, a quebra do ATP a ADP+Pi fornece em torno de 2,6 micromoles de ATP por minuto e por grama de músculo, já na oxidação da glicose forma-se 1, 0,5 e 0,24 micromoles de ATP por minuto e por grama de músculo.  Sabe-se que a participação das proteínas (constituídas por aminoácidos) como fonte energética em atividades moderadas, é essencialmente mais necessária do que em atividades mais intensas.

Benefícios:

- Melhora do condicionamento físico
- Inibição e recuperação da fadiga muscular
- Construção e reconstrução das fibras musculares
- Aumento resistência física e mental

Destino cetogênico e glicogênico:

Essas classificações são dadas quanto ao destino do aminoácidos devido a excreção do grupo amina em três formas:

- Ureia (Mamíferos)
- Amônia (Peixes)
- Ácido úrico (Aves e répteis)

Porém, o foco dessa postagem são os efeitos no organismo humano. O destino cetogênico ocorre quando o álcool restante da quebra desses aminoácidos vai pra o Ciclo de Krebs na forma de Acetil-coenzima-A (acetil-coA) ou qualquer outra substância, são chamados assim (aminoácidos cetogênicos) porque produzem corpos cetônicos, mais evidente quando a diabetes mellitus está presente no organismo, fazendo com o fígado aumente a produção desses corpos cetônicos.
Já o destino glicogênico é quando o álcool excedente da quebra dos aminoácidos vai para a via glicolítica (glicólise), esses aminoácidos são degradados em piruvato, a-cetoglutarato, succinil-coa, fumarato ou oxaloacetato, denominados aminoácidos glicogênicos, produzindo glicose a partir desses aminoácidos.

                                                                           CONTINUA...
                                                      

                                             

Referências:

LEHNINGER, A. L. Bioquímica. Volumes 1-4. Ed. Edgard Blücher LTDA. 1976. TIRAPEGUI, J. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. Atheneu, 2000.

http://www.ajinomoto.com.br/enciclopedia/sports.html

http://dreduardoreis.com.br/wp-content/uploads/2012/11/ASPECTOS-ATUAIS-SOBRE-EXERC%C3%8DCIO-F%C3%8DSICO-FADIGA-E-NUTRI%C3%87%C3%83O.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário