sábado, 13 de julho de 2013


Aterosclerose e o exercício físico 


Postado por : Gabriel Queiroz 

A aterosclerose, também chamada de doença cardíaca coronária, é acúmulo gorduroso,enrigecimento e bloqueio das artérias de médio e grande calibre.Esses vasos sofrem depósito de gordura em suas paredes, formam depósitos de cálcio o que leva ao enrigecimento arterial,o que pode levar ao entupimento da artéria e logo impedindo a passagem do sangue para o coração, podendo levar o indivíduo ao infarte.

Os fatores de risco ligados a aterosclerose são a hiperlipidemia,hipertensão arterial, diabetes, idade, tabagismo,sedentarismo,obesidade,álcool
entre outros.


Aterosclerose e as lipoproteínas 

A placa aterosclerótica é formada por elementos celulares, componentes da matriz celular, núcleo lipídico rico em colesterol e capa fibrosa rica em colágeno.

As lipoproteínas são estruturas responsáveis por diversas funções fisiológicas, sendo precursoras de hormônios esteróides, da bile e de vitaminas além de serem fonte de energia como é o caso dos triglicerídes.

A lipoproteína de baixa densidade (LDL) é responsável pelo transporte de colesterol para os tecidos periféricos. O acumulo de LDL no sangue ocasiona hipercolesterolemia, que é alto colesterol no sangue, podendo levar a formação de placa de ateroma.

Já a lipoproteína de alta densidade (HDL) transporta concentrações menores de colesterol e apresentam uma proporção maior de proteínas na sua composição, comparada a LDL. O papel na aterosclerose do HDL se dá devido ao aumento de chances de acúmulo de gordura nas artérias quando há baixa concentração de HDL no sangue, já que é responsável pelo transporte reverso de colesterol, ou seja ela retira o colesterol dos tecidos periféricos e leva para o fígado para ser catabolizado. Esse transporte leva a dois destinos : ou o colesterol é levado até o fígado, onde serão excretados na forma de sais biliares ou o colesterol é passado para outras lipoproteínas, VLDL e LDL, sendo que essas lipoproteínas quando carregam um valor alto de colesterol também são levadas até o fígado para excreção pelos sais biliares.

O exercício físico 



A relação do exercício físico, principalmente do exercício físico aeróbico e a aterosclerose se dá no auxílio na prevenção dessa doença crônica. O exercício físico aeróbico, praticado regurlamente e orientado por um profissional da educação física, promove aumento das concentrações de HDL plasmático e diminuição dos níveis séricos de LDL. Além de contribuir em outros fatores de risco da aterosclerose, como obesidade, sedentarismo e até hipercolesterolemia, já que há estudos que comprovam a diminuição do colesterol total em praticantes de atividade física.

Por tanto, a realização de atividade física ( principalmente aeróbica ) além de uma alimentação balanceada, sem abrupto excesso calórico, riqueza em carboidratos simples, gorduras, sódio, corantes ou conservantes, demonstram papel fundamental na prevenção da aterosclerose. 


Referências bibliográficas :

http://i0.statig.com.br/fw/1y/l0/bp/1yl0bpqnbga8k5y1caumkjtxq.jpg
http://www.tudum.com.br/wp-content/uploads/2013/01/correr.jpg

PRADO, E. S. DANTAS, E. H. M. Efeitos dos exercícios físicos aeróbios e de força nas lipoproteínas HDL, LDL e lipoproteína (a). Arquivos Brasileiros de Cardiologia. v. 79. n. 4. p. 429-433. São Paulo, 2002.

CAMBRI, L. T. SOUZA, M. MANNRICH, G. CRUZ, R. O. GEVAERD, M. S. Perfil lipídico, dislipidemias e exercícios físicos. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. V. 8. n. 3. p. 100-106, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário